A Pop-Art é um estilo artístico que surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de imagens populares e de consumo, estando intimamente ligado ao trabalho publicitário.
No Brasil, encontrou seu maior expoente em Romero Britto, que afirma já haver pintado 5.000 telas, espalhadas por 70 países.
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Alegres e coloridas, as telas de Romero Britto decoram a casa de dezenas de celebridades. A lista é variada: de Arnold Schwarzenegger e Madonna a Bill Clinton, Carlos Menem e Ted Kennedy; de Andre Agassi e Michael Jordan a Xuxa e Paloma — esta, filha de Pablo Picasso. Seus quadros são vendidos por até US$ 120 mil.
Mais bem-sucedido no Exterior, Britto tem investido em outras áreas. Já criou peças publicitárias para Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple. Sua obra vem sendo usada em embalagens, na moda e até em carros.
Dono de um traço quase infantil, Britto produz pinturas a óleo explorando formas geométricas ou figuras de sua preferência, como corações ou animais, sempre com cores vivíssimas. Faz sucesso justamente porque sua obra dá vida a qualquer espaço ou objeto.
"Resolvi criar uma coleção inspirada em seu trabalho porque ele é vibrante, transmite uma energia muito boa", explica o estilista Amir Slama, dono da grife de moda praia Rosa Chá.
Há algum tempo, Amir lançou uma coleção a partir de dois desenhos de Britto. Vendeu tão rapidamente as 8 mil peças, embora custassem o dobro do preço dos biquínis tradicionais, que resolveu repetir a dose.
No Exterior, outros estilistas, como a americana Nicole Miller e os italianos Enrico Coveri e Gai Mattiolo, criaram roupas e acessórios baseados nos coloridos desenhos do brasileiro. A Grendene escolheu o artista para desenvolver uma linha de sandálias.
"Ele faz uma arte pop de qualidade que agrada a jovens das classes A e B, nosso público-alvo", diz Paulo Pedó, gerente da empresa.
´´amei´´`'-'
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