domingo, 11 de setembro de 2011

Lenda do rio Mogi- guaçu

 LENDA DA ORIGEM DO MOJIHá muito tempo um chefe guerreiro se enamorou de duas formosas índias. O regime monogâmico tribal o impedia de se casar com as duas e ele não sabia como decidir...
Até que uma noite teve um sonho:
Deveria propor um torneio de flechas ás duas amadas; aquela que melhor acertasse o alvo seria a esposa do guerreiro. Na manhã seguinte contou o sonho ás amadas e o torneio foi aceito por ambas.
Toda a aldeia se reuniu para assistir a disputa e perdeu a índia OBIRICI, dentre as duas aquela que mais amava o índio-guerreiro.
Assim, perdendo o seu amor, OBIRICI se refugiou em uma mata e pediu a Mona, deus supremo, que lhe desse a maior dor e esta veio em forma de lágrimas - pela primeira vez dentre os índios. E OBIRICI chorou dias e noites seguidos; as lágrimas banharam o seu corpo, correram pelos seus pés e formaram um pequeno regato que deu origem ao Moji Guassu. Mas, OBIRICI, continuou chorando e naquele êxtase de dor Mona veio busca-la...Porém, ela quis ficar na terra, perto dos seus, e o corpo, inteirinho se transformou numa montanha. A Maan tiquira (coisa que verte), a Mantiqueira de hoje, que continua a chorar, formando as vertentes que correm para as Minas Gerais e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário